Código:     Senha:    
Pagina inicial Adicionar aos Favoritos Fale conosco Mapa do Site
Home >> Graduação >> T.C.C.

Newsletter

Preencha os campos abaixo e clique em assinar para receber notícias sobre a ESEF.



T.C.C.


MANUAL DO TCC

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
(2010)


INTRODUÇÃO

Sem dúvida, a prática investigativa é uma habilidade muito importante para atuação profissional. Nesse sentido, é na graduação que o discente tem o seu primeiro contato com esse universo. Por outro lado, o desenvolvimento da pesquisa articulada com ensino e extensão é prerrogativa das Instituições de Ensino Superior.
Especificamente na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEFJ), o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visará integrar ações para consolidação das Linhas de Pesquisa da Instituição.
Essa consolidação parte do conceito de que o aluno deve desenvolver seu TCC (em formato de artigo científico) essencialmente nas Linhas de Pesquisa da ESEF e apresentá-lo na Semana Científica anual da Instituição. A elaboração desse artigo contempla pelo menos dois objetivos: a) sua publicação em revistas científicas da área (inclusive a da própria ESEFJ) e b) o exercício de competências que serão demandadas dos alunos em sua atuação profissional. Sobretudo, o fato de o TCC ser avaliado pelos pares das Linhas de Pesquisa, possibilita que o trabalho de avaliação de um TCC, se configure em uma possível co-autoria, uma vez que, o volume de sugestões, bem como de contribuições deverão, de fato, agregar valores ao TCC.
Finalmente, espera-se a vinculação do TCC aos projetos de extensão e pesquisa, oferecidos pelos grupos de pesquisa da ESEFJ.

OBJETIVO

Este manual objetiva orientar os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí na elaboração do trabalho de conclusão de curso a serem defendidos perante uma banca examinadora; assim apresentar subsídios para a elaboração do mesmo, de maneira a favorecer a construção de autonomia acadêmica, visando à formação de profissionais competentes na busca, compreensão e aplicação do conhecimento científico. A forma de apresentação seguirá a organização textual e as regras gerais de apresentação relatadas neste documento.

 

DESENVOLVIMENTO

1. PROJETO DE PESQUISA

O projeto é o registro do planejamento de pesquisa, que antecede a formatação do TCC e outros projetos acadêmicos. Para que possa fazer o projeto de sua investigação, o pesquisador precisa ter bem claro o seu objeto de pesquisa, como ele se contextualiza, quais são suas hipóteses, com que elementos teóricos podem contar, de que instrumentos metodológicos dispõem e quais etapas pretendem percorrer. Assim, um projeto de pesquisa bem elaborado possibilitará a produção de um texto final (TCC) academicamente adequado.
O projeto de pesquisa deve apresentar os seguintes itens: 
1) Título: que expresse o mais fiel e sinteticamente possível, o conteúdo temático do trabalho, contendo no máximo doze vocábulos;
2) Apresentação: que contenha, também sinteticamente, um histórico do problema a ser estudado e quais aspectos serão abordados;
3) Problema e Justificativa da pesquisa: retomando o que já foi anunciado na Apresentação, procure agora, com uma exposição mais técnica, colocar o problema, ou seja, como o tema está problematizado e, conseqüentemente porque ele precisa ainda ser pesquisado. Trata-se, portanto de delimitar, circunscrever o tema-problema. É o momento de se referir então aos estudos anteriores já feitos sobre o tema para assinalar suas eventuais limitações e destacar assim a necessidade de continuar a pesquisá-lo e as contribuições do trabalho, justificando assim o seu desenvolvimento.
4) Objetivos: deve explicitar, de forma sucinta, o que se pretende investigar.



01